Grupo de Dança Roda Alegre
O Grupo de Dança Roda Alegre de Ivoti foi criado em setembro de 2016, pela professora Maria Valfriede Wentz Weber.
A ideia de criar um Grupo de Dança Sênior® surgiu após sua aposentadoria.
Para isso, Maria Valfriede participou de cursos de dança sênior e de danças alemãs para a terceira idade.
No início, eram nove participantes que se reuniam para ensaiar, no espaço cedido pela Comunidade Católica do bairro Concórdia.
O Grupo de Dança Roda Alegre já participou de encontros de dança sênior em Pelotas, Sapiranga e em outras cidades do Estado.
Hoje, Maria Valfriede Wentz Weber coordena 24 senhoras, de 40 a 77 anos, que formam o Grupo de Dança Roda Alegre
Veja as atividades do grupo:
As integrantes do Grupo de Dança Roda Alegre
1° Chá Cultural do Grupo de Dança Roda Alegre
1° Encontro de Danças do Grupo de Dança Roda Alegre
O Grupo Roda Alegre na Feira das Flores 2018
2° Chá Cultural do Grupo de Dança Roda Alegre
As integrantes do Grupo de Dança Roda Alegre
- Berenice Rabuske: “Sou extremamente grata à professora Val por ter me convidado a vir conhecer o grupo. Desde lá minha vida mudou muito. Conheci pessoas maravilhosas. Me senti acolhida e querida por todas. Conheci tantas pessoas bacanas, simples e com um coração enorme. Me sinto também muito feliz em poder auxiliar minhas colegas, transmitindo confiança e alegria. Me sentia uma estranha na cidade. Agora já posso dizer que Ivoti é a minha cidade! Tenho orgulho em representá-la nos inúmeros encontros no qual participamos!”
- Daisy Ahlert Weirich: “Sou mais feliz!!! Dança é alegria! Acho que nossos encontros nos proporcionam isso. Muita alegria e fazem bem à saúde física e mental também!”
- Elveni Maria Kunkel Schneider: “Bom, em primeiro lugar, conhecer pessoas maravilhosas, uma amizade sem tamanho. Conhecer uma pessoínha chamada Maria Valfriede foi muito gratificante! Segundo, me desligar um pouco da vida corrida. O grupo Roda Alegre me trouxe grandes benefícios culturais, sociais, terapêuticos, autoestima, coordenação motora, saúde, uma verdadeira sensação de liberdade tanto para o corpo como para a alma!”
- Iracema Rodrigues Weber: “A dança me ajudou a sair de casa, ter um tempo só para mim. Faz muito bem para meu corpo e cabeça. É um espaço onde posso conversar, me divertir, viajar, conhecer novos lugares e fazer amigos!”
- Irma Lucia Fritzen Mentges: “Sempre gostei de dança. Sonhei em fazer parte de grupos, porque isso fortalece meu corpo e minha alma, me sinto apoiada em tudo! Somos muito família! Só posso dizer que fazer parte desse grupo de senhoras é maravilhoso, me faz sentir melhor. O fato de saber que posso contribuir com outras integrantes também é prazeroso! Obrigada!”
- Liane Kunz: “A dança, para mim é uma atividade terapêutica, porque favorece o condicionamento físico e mental! Fortalece ossos e músculos. Faz bem para o coração e retarda o envelhecimento. Ajuda a nossa capacidade de memorizar, prestar atenção. Melhora nossa agilidade e flexibilidade. Proporciona momentos de prazer, alegria e consequente melhora da nossa autoestima. Oportunidade de fazer novas amizades!”
- Lourdes Bender Holdefer: “Os ensaios de dança me proporcionam momentos únicos de alegria e descontração. Além disso, através do grupo fiz muitas amizades, conheci lugares e pessoas diferentes. Tive oportunidades que não teria em outros espaços!”
- Lucinéia Adamy: “A dança me ajudou muito, principalmente na saúde! Estava quase entrando em depressão por estar muito em casa. Aí, quando entrei no grupo, me senti acolhida e aumentou minha autoestima. Não sinto mais tantas dores no meu corpo, causados pela fibromialgia e além disso fiz novas amizades, conheci pessoas maravilhosas que fazem muito bem à gente. Hoje sou mais feliz e com menos dores. Espero poder estar fazendo bem ao grupo também!”
- Maria Valfriede Wentz Weber: “A dança sênior colabora retardando as alterações que ocorrem no processo de envelhecimento, proporcionando o bem-estar dos indivíduos que a praticam. Junta movimentos simples com músicas ritmadas, pensadas para a terceira idade, porém prazerosas e benéficas para qualquer idade e pode ser praticada tanto de pé, como sentada. Ela não exige perfeição, mas todos procuram dar o melhor de si. Sendo o mais importante se divertir e trabalhar o corpo e a mente.”
- Maria Franz Höhn: “Muitas coisas não tem explicação! A gente conhece outros lugares, faz mais amizades com outros grupos!”
- Maria Frida Bender:
- Maria Hedy Petry:
- Marisa Margarida Fröhlih Lehlen: “Me proporcionou muitas coisas! Muito mais vontade de viver a vida, muitas amizades, muitas energias positivas, autoestima que já tinha deixado de lado! Muito feliz em fazer parte dessa dança e desse grupo!”
- Marlise Maria Michel:
- Nelci Maria Bays Schallenberger: “Sim, aumentou a autoestima, trouxe mais alegria à minha vida, me deu novas amizades. Dançar é tudo de bom! Tantas coisas ainda poderia dizer, mas são coisas da dança, como conhecer outras cidades, vestir um traje típico, um desejo antigo realizado: apresentação ao público.”
- Noeli Baron Kamphorst: “Muitas alegrias, bem-estar! Amizade para mim é tudo de bom! Muito obrigada pela professora querida e pelo ensaio. Que Deus ilumine sempre o seu caminho!”
- Petronila Führ Lippert: “Oiê! Nem tenho palavras de expressar como é bom….adoro o grupo…as danças, a parceria, a amizade. Fico sentida quando não posso ir nos ensaios ou nos encontros!”
- Rosana Koch Bays: “Eu amo esta oportunidade que tive de entrar neste grupo, tanto que nunca faltei. Tivemos muita sorte neste grupo, pessoas simples, humildes! Amo a professora e a todas do grupo!”
- Solmi Helena Rauber Lauermann:
- Valéria Fiss Wagner: “A dança traz benefícios para o corpo, para a cabeça e para a alma. É muito bom se encontrar com o grupo, todas as semanas!”
1° CHÁ CULTURAL do Grupo de Dança Roda Alegre
No dia 5 de maio de 2018, o Grupo de Dança Roda Alegre promoveu seu 1° CHÁ CULTURAL, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.
1° Encontro de Danças do Grupo de Dança Roda Alegre
1° Encontro de Danças, promovido pelo Grupo de Dança Roda Alegre, foi realizado no dia 7 de julho de 2018, no Ginásio Quero-Quero, na avenida Castro Alves, 138, no bairro Cidade Nova.
O tão esperado encontro foi um sucesso absoluto: de público, de participantes, de atrações.
O ginásio estava lotado e colorido, com tantas vestimentas festivas, flores e arranjos.
A manhã foi curta para tantas atrações e coreografias, pois cada grupo visitante apresentou duas danças.
Participantes do 1º Encontro de Danças
- Dança Circular do Plug, Blühzeit, Berghanschneiss, Roda Alegre e Herança Cultural, de Ivoti
- Morgenstern, de Colinas
- Blumenkranz, de São Jacob Estrela
- Veilchenbeet, de Linha Nova
- Margarida, de Nova Petrópolis
- Nova Vida, de Imigrante
- Wiedergeburth, de Igrejinha
- Dançando se vive, de Lajeado
- Tanzen mit Leben, de Estância Velha
- APAE – Sonnenschein, de Novo Hamburgo
- Caminhando Juntos, de Estrela
- Tempo de Ações, de Arroio do Meio
- Viver Alegre, de Vale Real
- Grupo de Dança de Folclore Germânico, de São Leopoldo
- Portugieserschneiss Volkstanzgruppe, de São José do Hortêncio
- Girassol, de Bom Retiro do Sul
- Reviver – Casais, de Dois Irmãos
- Reviver – Senhoras, de Dois Irmãos
- A tarde é nossa, de Brochier
- Senhoras da Fazenda, de Fazenda Vila Nova
- Vergissmeinnicht, de Westfália
- Amizade, de Languiru – Teutônia
- Edelweiss, de Santa Cruz do Sul
- Alma Cigana do Amigos, de Cidreira
- Invernada Artísticas – Xiru Amigos
- Flor da Esperança, de Igrejinha
- Schützenhaus Tanzgruppe, de Nova Petrópolis.
O evento contou também com a presença do prefeito, Martin Kalkmann.
Ele foi prestigiar o encontro, além de reencontrar suas conterrâneas de Colinas, sua cidade natal.
A Coordenadora e ministrante de Dança Sênior, da Regional 1, Bettina Osta Bender, de Sapiranga, também veio ver de perto e apoiar o 1° Encontro de Danças promovido pelo Grupo de Dança Roda Alegre, de Ivoti
Com certeza esta data ficará marcada na memória, principalmente da organização do evento, que foi impecável!
“Estes encontros de dança são importantes, pois oportunizam a troca de experiências, juntamente com intercâmbios. Oferecem aos dançarinos a oportunidade de conhecer novos lugares, o que gera uma melhor qualidade de vida.” Maria Valfriede
Os encontros acontecem graças à formação de coordenadores para dança de Terceira idade.
Em julho de 2018, estiveram presentes pessoas de várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso.
Eles se reuniram com a finalidade de aprender danças novas, para depois serem multiplicadores em seus grupos.
Grupo Roda Alegre na Feira das Flores 2018
2° Chá Cultural do Grupo de Dança Roda Alegre
O 2º Chá Cultural do Grupo Roda Alegre, aconteceu 15 de junho de 2019, no Salão da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Concórdia.
Como sempre, a organização foi impecável.
Primeiramente, porque o grupo pode contar com o apoio de várias empresas.
E, principalmente, porque o Grupo Roda Alegre tem como lema fazer tudo sempre com muito amor, dedicação e esmero.
Novamente o público não decepcionou, o salão ficou repleto com amigos e simpatizantes, que sempre prestigiam os eventos do Grupo.
Estavam entre os presentes, o Prefeito Martin e a Coordenadora da dança Sênior do RS Bettina Osta Bender
Mas, como sempre, o ponto alto do Chá, foram as apresentações do Grupo da casa, Roda Alegre e os grupos convidados: Veichenbeet de Linha Nova, Berghanschneis Sênior de Ivoti, Berghanschneis Master de Ivoti.
Para quem não foi, só resta um consolo: assistir aos vídeos e esperar.
No ano que vem tem mais!
O que você achou deste post?